top of page

BLOG

Buscar
Foto do escritorJuliano Costa dos Santos

ADAPTAR-SE É PRECISO


Como bem disse o naturalista inglês Charles Darwin, somente os mais adaptados sobrevivem. Tal regra aplica-se muito bem ao âmbito dos negócios, mais especificamente, ao agronegócio. No entanto, alguns produtores rurais parecem ignorar tal regra quando insistem em conduzir seu sistema produtivo da mesma forma que seus antepassados conduziam.


As exigências mercadológicas pressionaram e ainda pressionam o produtor rural para uma nova forma de produzir. O consumidor de hoje não esta preocupado somente em consumir um alimento seguro, mas também com a forma como foi produzido, se o meio ambiente foi preservado, se foram respeitadas as leis trabalhistas, se os animais tiveram suas cinco liberdades preservadas (livre de fome e sede, livre de desconforto, de dor e doenças, e que puderam expressar seu comportamento normal).


Toda esta mudança é de grande valia para a evolução humana, pois é dever de todos preservar e respeitar não só o homem, como também os animais e o meio ambiente onde estamos inseridos. No entanto, com o passar dos anos, outras mudanças ocorreram, como por exemplo, a variação no custo de produção. A elevação deste custo fez com que novas técnicas fossem implantadas, e ou adaptadas visando a maior produtividade com o menor custo possível. Tal modificação, em alguns casos, reordenou o sistema produtivo por meio de novos arranjos e parcerias, Um bom exemplo disso é a integração lavoura - pecuária.


Ao falarmos em produção animal, o elemento de maior peso dentro do custo de produção diz respeito à nutrição, que geralmente fica próximo aos 50%, no entanto, em alguns casos pode chegar até 70% do custo total. O quadro a baixo representa muito bem isto, demostrando a variação do valor pago pela arroba do boi e seu respectivo custo de produção no decorrer de 25 anos no Mato Grosso do Sul. Vale ressaltar que esta variação pode ser aplicada aos demais estados da confederação, principalmente nas produções mais intensificadas, que dependem da compra de um volume maior de insumos, como adubos químicos, rações, implementos, etc.



Entretanto, o pequeno produtor também sofre com esta variação, principalmente devido ao baixo volume produzido por hectare. Por tanto, adaptar o sistema produtivo buscando ser mais eficiente é mais que uma regra para quem almeja permanecer na atividade e obter algum lucro com ela. E você, esta adaptado as exigências do mercado? Conhece seu custo de produção? Sabe identificar os “gargalos” que deprimem sua lucratividade?

Pense nisso!!!

33 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page